Cidade: Arquitectura como motor de transformação

Na segunda edição do Poster, subordinada ao tema Cidade, procuramos focar o desenvolvimento urbano de Vila Nova de Famalicão nos últimos 30 anos. A partir de duas abordagens complementares e em formato de entrevista, interessa-nos perceber como acontece a cidade na relação entre dois dos seus agentes de transformação: Arquitectura e Planeamento.

Os arquitetos Pedro Ramalho (autor do projecto da Casa das Artes) e Francisca Magalhães (chefe da Divisão Municipal de Planeamento Urbanístico) respondem às provocações do NARB numa discussão sobre a importância dos instrumentos e operações urbanísticas que determinam o processo de transformação das cidades, sempre com V.N.Famalicão como pano de fundo.

Para lá das vertentes política e económica, descobrimos um espaço urbano afirmado e rico na sua apropriação, pleno de contradições e fenómenos mais ou menos paradoxais.
Num momento em que a paragem quase total do sector da construção nos faz voltar de novo o olhar sobre o espaço público, importa fazer o ponto de situação do trabalho destes diversos agentes e avaliar o seu impacto na cidade e na sua afirmação externa, na sua expressão social e cultural.

Queremos agradecer com profundo reconhecimento a notável disponibilidade e motivação de todos os que tornaram esta edição possível.

Rui Gonçalves, arquitecto

 

download do poster #2
Ficha técnica:

Entrevista:
Arquitecto Pedro Ramalho;
Arquitecta Francisca Magalhães.

Editor:
Rui Gonçalves

Coordenadores:
Luís Vidal
José Martins

Fotografia:
João Abreu

Fotografia de capa:
António Freitas

Design:
Nuno Bastos; Raquel Peão

Impressão e acabamento:
Norprint

Tiragem:
100 exemplares

Abril 2012